6 de julio de 2008

NAS TRILHAS DA Caravana Arcoiris por la Paz



Atualização ao dia 6 de Julho 2008:

Desde a nossa base temporária, na fazenda Bicho do Mato, Recife, Pernambuco, um forte abraço para todos vocês que nos acompanham em nossas aventuras caravaneras.

Por varias circunstâncias fora de nossa vontade, a Caravana esta permanecendo algum tempo mas aqui nesta linda base, sem previsões de quanto tempo mais precisaremos ficar aqui ate resolver algumas complicações com o novo projeto e com o Ministério da Cultura que teria que estar iniciando agora.

Devido a isso, neste momento não estamos recebendo novos voluntários, devido a que a sustentabilidade dum grupo numeroso não fica fácil em momentos de pausa alongada como agora. Somos só 10 pessoas, e algumas delas vão sair no próximo mês.

Estamos procurando algumas opções de trabalho e econômicas com instituições culturais locais, e vamos a dar inicio a realização de eventos de “fim de semana com a Caravana”, compartilhando em convivências comunitárias e realizando oficinas e cerimônias como o temazcal o “sauna indígena do Norte.”

O mês de junho foi aqui no nordeste o mês das festas juninas, festas espetaculares com muitas quadrilhas de dança, muito forro, muita cerveja e muita alegria. Todo o mundo participa, e fica difícil tentar fazer outra cosa, já que o foco do povo nordestino nestas festas tradicionais, dá prioridade as manifestações que tem a ver com o culto a São João e os rituais religiosos e pagãos que o acompanham.

Aparte isso, estamos em plena estação de chuvas, e aqui nesta região de Pernambuco, chove muito. Nossa base e linda mais não da para realizar atividades de grupo, já que temos um espaço comunal muito pequeno, e praticamente todo ocupado pelas barracas dos voluntários. Estamos literalmente vivendo “na lama”, e isso apresenta provas que não são faceies de sobre-passar.

A pesar disso, informamos que no mês de junho, conseguimos realizar algumas atividades interessantes, fora do Programa Cultura Viva. Uma delas foi uma serie de oficinas que nosso companheiro Marcos da Silva “Ninguém” coordenou numa comunidade em São Lourenço da mata, “Centro de Educação e Lazer” (CEL) também aqui perto de Recife, com o foco na bioconstrucao popular e uma introdução ao desenho permacultural, e que resultou na construção de um lindo espaço-maloca circular, “A Casa da Lua”, utilizando as técnicas de superadobe, adobe, ferrocemento, bambu e teto de palha.

Ontem, dia 5 de julho, uma turma de umas 15-20 pessoas, incluindo três membros da Caravana, receberam seus certificados, já que o curso teve uma carga horária de 100 horas. A cerimônia em torno do fogo, foi linda de mais, e num ambiente bem relaxado e informal.

Hoje também, tivemos uma festa pelo fim de curso de capoeira que Mestre Paulinho realizou nestes dois meses aqui na base Bicho do Mato, para as mocas e moços da Caravana e do bairro do córrego dos Passarinhos. O batizado foi muito emotivo e quatro membros da Caravana receberam suas cordas de iniciação: Simon, Pato, Martin y Karol.

Neste mês também nos apresentamos a Fundarpe um projeto de oficinas para participar no XVIIIo. Festival de Inverno de Garanhuns, a mais importante festa do sertão interior de Pernambuco, que terá lugar neste mês de julho. O edital foi aberto para os 38 pontos de cultura do estado, e nos fomos o único “do fora,”, mais mesmo assim, fomos selecionados entre os cinco melhores projetos, como quatro oficinas que vão ser realizadas nos dias 21, 22, 23, 24 e 25 de julho em Garanhuns. Elas são: Saúde integral, ecopedagogia, break dance e cultura de paz,. Para crianças, jovens e adultos.

Nesses mesmos dias, vá ter lugar “Conexão MercoSul/Programa Cultura Viva, uma outra importante reunião em Garanhuns, na qual fomos convidados representantes de oito Pontões de Cultura de todo Brasil, do MinC, do Ministério de Relações Exteriores, da presidência da Republica, da Fundarpe e do governo estadual de Pernambuco, para criar as bases de um próximo encontro para fortalecer a troca cultural com os paises do MercoSul: Argentina, Uruguai e Venezuela, e de Cuba.

Neste encontro estaremos representando a Caravana, Verônica e eu, Coyote Alberto, com a idéia de levar a proposta de uma “exportação” do programa Cultura Viva aos outros paises de América Latina, e a criação de uma Rede interamericana de Pontos e Pontões de Cultura. A seleção da Caravana para participar nesta reunião è também um reconhecimento de nosso trabalho por dois anos no Brasil, e da possibilidade de nos tornar em uma “Embaixada itinerante cultural Latino-americana ” que leve a experiência colhida em mais de 60 Pontos de Cultura brasileiros visitados neste tempo, e em 12 anos de viagem por 17 paises do continente.

Falando disso, o 17 de Julho, a Caravana vá festejar seu 12º. Aniversario de peregrinagem, aqui em Recife, e o 13º. Aniversario do Coyote, -desde o encontro do Rainbow de Novo México em 1995,- dedicados exclusivamente a realização deste projeto. Um ciclo bem cheio de aventuras, desafios, logros, caídas e crescimento, pessoal e coletivo.

No mês de junho também eu consegui terminar a primeira versão do livro “De Ponto em Ponto,” relatando em 48 capítulos, as visitas e trocas que tivemos em 48 comunidades de oito estados do Brasil desde o inicio do ano 2006. O livro faz parte de nosso compromisso com o Ministro Gilberto Gil e o Secretario Célio Turino da SPPC, para este projeto que concluímos em abril deste ano com nossa Aldeia de Paz em Olinda.

Outro logro deste mês foi a realização e co-produção de um documentário com Aurélio, do Ponto de Cultura “Canal Capibaribe” sobre esta Aldeia, o primeiro em português e com subtítulos também em português, que ilustra e 30” (em dos partes) o que è a Caravana, e o conceito do que são as Aldeias de Paz, que já realizamos em outros paises. O DVD esta por sair e ser lançado aqui em Recife. Fiquem ligados.

Bom e isso por agora pessoal, amigos, parentes. A gente vá tentar de atualizar o nosso site, como o apoio da nossas caravaneras Gira e Estrella, que mesmo si ficaram em Aracaju, nos acompanham sempre em nossas caminhadas. Obrigados irmãs.

Entre tanto, nos vamos a continuar, Sofia e eu, a atualizar o blog, para dai manter vocês ao tanto de nossa situação atual. No momento no qual os problemas em Brasília se resolvam e tenhamos certeza de quando reiniciamos a viagem para o Nordeste, nos começaremos a recrutar de nov@s voluntári@s para a próxima etapa...Continuem enviando seus questionários, que serão todo avaliados em ordem de chegada, para fazer a seguinte seleção.

Um grande abraço para todos e todas.

Sempre, Coyote Alberto