23 de agosto de 2008

RELEASE DA SEMANA de VIVENCIAS
Com a “CARAVANA ARCOIRIS por la PAZ”
Na sede da
CELULA-MATER
Rua da Glória, 310
Recife- Boa Vista

(30 Agosto ao 6 Setembro 2008)

¿ QUE é A CARAVANA ARCOIRIS por la PAZ ?

UMA ONG INTERNACIONAL NOMADE DE VOLUNTARIOS PERCORRENDO AS AMERICAS

UMA TROUPE MAMBEMBE DE ARTISTAS E ATIVISTAS SOCIAIS

UM CIRCO SEM ANIMAIS

UMA TURMA DE HIPPIES SAIDOS DUM FILME DOS ANOS 60´S

UMA ESCOLA DE VIDA

UM PONTAO DE CULTURA ITINERANTE

UMA ECOVILA MOVIL

UMA PEQUENA TRIBO DE GUERREIROS PELA PAZ

UMA FAMILIA EXTENDIDA DE CIGANOS DO ARCOIRIS

Essas e muitas mais são algumas das possíveis caracterizações da Caravana Arcoiris por la Paz Originada no México em 1996, como materialização de um sonho coletivo longamente acariciado, a Caravana voltou com os anos numa lenda vivente. Com seus ônibus coloridos, suas sucessivas turmas de jovens de todas as idades, proveniências, talentos, compartilhando alegria, surpresas, cantos, cerimônias, pajelanças, oficinas, tambores, a sua lona de circo mágico, percorrendo as estradas, vilarejos, sertões, favelas, praias, quilombos, matas, florestas, capitais, praças e bairros do continente.

Na Caravana, os sonhos de todos vão criando realidades ao passo de seu andar, semeando esperanças de cores nos quatro cantos da Mãe Terra, e o sonho maior, “Um outro mundo possível” se - materializando periodicamente nas “Aldeias atemporais” de Paz e nas rodas da paz que seus tripulantes levantam, quando os tempos e sinais são propícias.

Sementes no México, Centroamérica, Colômbia, Venezuela, Equador, Peru, Chile, Argentina, Uruguai e no Brasil, onde no ano 2005, o Ministro Gilberto Gil a descobre e convida para voltar numa embaixada de boa vontade, para visitar os Pontos de Cultura do pais. Viajando de ponto em ponto, contribuindo a tecer a rede duma nova “Escola Viva,”com toda a rica variedade dos fios multiculturais brasileiros.

Aldeias e rodas de Paz; e celebrações, palestras, mostras audiovisuais, oficinas e momentos Arcoiris, aqui e lá, até chegar a Pernambuco: Recife, Olinda, Glória de Goitá, Garanhuns, berços de culturas tradicionais e emergentes, onde levantamos nosso acampamento no Centro Ecopedagógico Bicho do Mato desde o mês de fevereiro 2008. Para conhecer e trocar experiências ai onde as diversidades se encontram, partilham, crescem juntas, e criam vivencias únicas e inesquecíveis. Historias para serem contadas nas futuras rodas de paz, e para dar nascimento a novos sonhos e novas lendas. Uma pegada no imaginário, para tod@s os imaginautas que acreditam e tentam o impossível, para manifestar “outros mundos possíveis.”

PROGRAMACAO no mês de Agosto e Setembro

Sábado 30 – A partir das 17:00 hrs. FESTA DE APERTURA DA SEMANA ARCOIRIS NA CELULA MATER

Performances, mostras, audiovisuais, todo acontecendo...muitas surpresas. Traia seus instrumentos de musica , algo de comer e de beber, e sua criatividade imaginauta para compartilhar.

“Aqui esta a Caravana Arcoiris por la Paz”: Mostra de fotos, PowerPoint, audiovisuais e blog; musica em vivo, cantos, danças, antigas e novas cerimônias do mundo e pela Mãe Terra, e outras surpresas....

Terca feira, 2 Setembro - As 18:00 hrs: Oficinas de introdução à dança de ventre, com Karol Mora Sacta, (Equador) e a “Dance-contact-improvisation,” por Simon Soto (Chile)

Quarta feira, 3 Setembro – As 18:00 hrs; Pré-lançamento dos documentários: “O Chamado do Condor” (de Jason Gutzmer, realizado em Peru); e a “Aldeia de Paz em Olinda,”(de Aurélio Pereira, do Canal Capibaribe-2008) dois importantes eventos organizados pela Caravana.

Quinta feira, 4 –As 18:00 hrs: “Mulher: bruxa, xamá, donzela, mãe e amante”, Roda de mulheres conduzida pela guardiã equatoriana dos conhecimentos ancestrais das deusas, Verônica Sacta Campos, coordenadora da Caravana.

Sexta feira, 5- As 18:00 hr: “O Povo Maia-Ontem, hoje, sempre”: Lendas, historias, imagens, visões. Com Alberto Ruz, mestre de cerimônias, lutador pelos direitos dos povos indígenas e filho do grande arqueólogo e descobridor do Tumulo Real de Pakal, o maior sacerdote-governante conhecido dos maias, encontrado em Palenque, na floresta de Chiapas, México, no ano 1952.

WORKSHOPS com a Caravana Arco-Iris no mês de Setembro

A Caravana, com o centro de Célula Mater estará preenchendo inscrições todos esses dias para uma serie de eventos, workshops e oficinas que se realizaram nas seguintes semanas, de setembro.

Entre elas: Sincronário e oráculos dos Maias, ioga integral, saúde holística, dança de contact-improvisation e movimento autentico, dança do ventre, muralismo, swing e malabares para crianças, e o Circulo de Mulheres que continuara reunindo-se no tempo que a Caravana fique na região metropolitana de Recife.

INGRESSO sugerido para cada uma das atividades da semana de agosto: $5,00 reais o dois quilos de alimentos não perecíveis.

Oficinas e workshops para o mês de setembro: $80.00 reais por 12 horas de curso, o $10,00 por sessão.

INGRESSO sugerido para cada uma das atividades da semana de agosto: $5,00 reais o dois quilos de alimentos não perecíveis.

Oficinas e workshops para o mês de setembro: $80.00 reais por 12 horas de curso, o $10,00 por sessão.

Informes sobre Célula.Mater:
Ghustavo Távora: 81-8617-8324
oimaginauta@gmail.com
Cyane Pacheco: 81-8851-2515
cyanepacheco@yahoo.com.br
www.celulamater.blogspot.com

Informes sobre a Caravana Arcoiris
Verônica Sacta: 81-8641-6734
guacamaya_sacta@yahoo.es
http://caravanaarcoiris.blogspot.com
www.lacaravana.org (em reconstrução)